ComtatoDigital

10 dicas infalíveis para evitar a queda de cabelo de vez

A queda de cabelo nos homens é um fenômeno progressivo e que é bastante frequente. Normalmente se deve a um motivo duplo: a alopecia é de origem hormonal, e hereditária. Quais podem ser os remédios, a utilizar para a sua prevenção e tratamento?

Se, por um lado, as razões hereditárias e hormonais masculina (o excesso de testosterona) explicam a calvície nos homens, também é verdade que existem outro tipo de factores de risco que evidenciam esse problema.

10 dicas para evitar a queda de cabelo

Neste caso, nos referimos ao estresse intenso (após um divórcio, diante de uma intervenção cirúrgica…); alguns medicamentos; uma doença de pele (fungos, lúpus, etc.); ou a uma lesão do couro cabeludo (queimadura, radioterapia). Todas estas causas podem estar na base de uma queda do cabelo, bem progressivamente, ou às vezes em grande quantidade.

Em qualquer caso, deve saber que é muito mais fácil limitar ou parar a queda do cabelo, do que fazê-lo crescer de novo.

Por esta razão, é fundamental que visitarmos a nossa dermatologista, para que com a maior rapidez possível diagnosticar a causa da queda que nos afeta pessoalmente, e possa aconselhar algum tratamento preventivo, adaptado à nossa sintomatologia para vencer a calvície definitivamente.

10 dicas para prevenir a queda de cabelo

  1. Evitar o uso de shampoo, ou de outros produtos agressivos (tintas, fixadores…).
  2. Dar-nos, ocasionalmente, uma massagem no couro cabeludo: com a cabeça inclinada para a frente, fazer movimentos lentos e suaves com a ponta dos dedos.
  3. Evitar o uso do secador em alta temperatura.
  4. Deixar o cabelo secar ao ar, antes de usar um secador elétrico.
  5. Evitar o uso de elásticos para o cabelo longo (borrachas para pegar o seu cabelo, aparelhos elétricos…).
  6. Proteger o couro cabeludo e a pele dos raios solares. Usar um boné ou chapéu quando o sol é intenso.
  7. Cuidar do aporte vitamínico e mineral (ferro, zinco, silício, vitamina B), e manter uma dieta saudável, variada e rica em frutas e vegetais.
  8. Beber água regularmente.
  9. Evitar o estresse, com os exercícios de relaxamento, tais como ioga ou outros. Ter em conta que o estresse age diretamente sobre a produção de hormônios.
  10. Controlar o excesso de açúcar no sangue, isto porque o diabetes provoca queda de cabelo.

Que tipo de medicamentos tomar contra a alopecia?

Existem dois tipos de tratamentos, sob supervisão médica.

O Minoxidil (loção capilar): este produto freia a queda do cabelo, retardando o ciclo capilar. Deve ser usado nos primeiros inícios da calvície. Apresenta-se sob a forma de loção capilar que deve ser aplicada todos os dias, pela manhã e à noite, sobre o couro cabeludo. Os resultados são visíveis após vários meses de tratamento. Uma vez que se interrompe o uso deste produto, a queda continua.

Já o produto hairloss blocker comprimidos funciona inibindo a atividade da enzima que transforma a testosterona em dihidrotestosterona, que é uma molécula nociva para o bulbo capilar. É um tratamento muito eficaz, que detém a queda do cabelo em mais de 86% dos homens que têm usado durante um ano. Mais da metade dos homens submetidos a este tratamento confessam um aumento da densidade capilar.

Outro método, mas com a intervenção cirúrgica é o programa de reconstrução capilar, mas já falaremos em outro momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *