ComtatoDigital

O que é adaptação das lentes de contato e como é realizada?

Visitar o médico oftalmologista frequentemente é um dos fatores que garantem a qualidade da visão e também a saúde dos olhos. Se você usa lentes de contato, esta recomendação é ainda mais importante, já que elas são consideradas dispositivos médicos, ou seja, necessitam de uma receita médica para que compra seja totalmente adequada à necessidade do paciente.

Para fornecer a receita, além do exame clínico, o oftalmologista conta com o suporte de diversos exames, que lhe indicam o estado de saúde ocular do paciente e também informações a respeito da curvatura da córnea, tamanho da pupila e da íris e ainda a capacidade de lubrificação, pelas vias lacrimais.

A partir de agora, vamos conhecer estes exames e como eles são realizados para colaborar com a melhor adaptação das suas lentes de contato. Se você gostaria de saber mais sobre este assunto, continue conosco neste artigo.

Como é a consulta de rotina com o oftalmologista

Usando lentes de contato ou não, o recomendado é consultar o médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano, para que seja possível detectar e monitorar qualquer alteração que aconteça na sua visão neste período, antes que ela se torne grave.

Toda consulta de rotina inclui a realização de alguns testes para verificar qual é o erro refrativo e a graduação para corrigi-lo. O médico também realiza testes de oclusão, que verificam se se existem diferenças de grau entre os dois olhos e se ambos estão funcionando bem em conjunto.

Para verificar a estrutura ocular de forma ampliada, também pode ser realizado um exame com lâmpada de fenda, também chamado de Biomicroscopia. Com um microscópio que possui grande capacidade de aumento, o oftalmologista consegue visualizar as células do olho em detalhes, desde a córnea até o nervo ótico.

Para complementar os exames realizados em consulta, podem ser realizados o teste de pressão ocular, que detecta a possibilidade de glaucoma e também a dilatação da pupila, que facilita a visualização da parte posterior dos olhos.

Ainda com a intenção de ajudar na escolha do modelo ideal de lentes de contato para o seu caso, o oftalmologista realiza algumas perguntas para conhecer o seu estilo de vida. As suas preferências influenciam a forma como você cuida da higiene das suas lentes, e também o nível de conforto que elas devem lhe proporcionar.

Outros exames importantes na adaptação das lentes de contato

Além desses exames realizados durante a consulta, podemos contar com diversos recursos tecnológicos para auxiliar na definição do melhor modelo de lentes de contato. Veja a seguir quais são os principais:

Auto Refração Computadorizada – Este exame é realizado antes da consulta, para identificar a acuidade visual e o grau de correção necessário ao paciente. O equipamento utilizado chama-se auto refrator, e identifica automaticamente qual é o grau de refração aproximado.

Durante a consulta, quando o médico oftalmologista projeta letras a uma certa distância e o paciente informa o que está vendo, com a ajuda de um aparelho composto por diversas lentes corretivas, o grau de refração é confirmado e adaptado, para melhorar a acuidade visual do paciente.

Topografia de córnea – Também chamado de Ceratoscopia computadorizada, este exame realiza o mapeamento topográfico do relevo e da curvatura corneana, sendo muito importante para a identificação precoce de diversas doenças oculares, como o ceratocone, e também erros de refração, como o astigmatismo.

Durante o exame, o aparelho topográfico projeta anéis luminosos sobre a córnea, para verificar a existência de alterações na superfície, desde o centro até a periferia. A imagem é capturada por uma câmera que a repassa para um computador. O resultado é apresentado por meio de um mapa, que especifica as diversas regiões por cores variadas.

Indicado para os procedimentos de pré e pós-operatórios de cirurgias refrativas, cirurgia fácica (lensectomia), transplante de córnea e cirurgia de catarata, esse exame oftalmológico também é realizado para uma melhor adaptação das lentes de contato.

Se o paciente já utiliza lentes de contato, é necessário suspender o uso por cerca de cinco dias antes do exame. Em alguns casos, o médico pode autorizar o uso. No entanto, essa informação deve constar no pedido do exame.

Ceratometria computadorizada – Realizado por computador, este exame mede a curvatura da superfície da córnea. Esta avaliação é um dos procedimentos mais importantes para que a adaptação de lentes de contato, e também o cálculo da lente intraocular que será implantada durante a cirurgia de catarata ou lensectomia, produza resultados satisfatórios.

Avaliação das vias lacrimais – Este exame consiste na verificação das vias lacrimais, para avaliar a sua capacidade de drenagem da lágrima para as fossas nasais. Dessa forma, pode-se garantir que a sua função de irrigação está sendo feita adequadamente.

Diversas doenças podem afetar a função das vias lacrimais, como infecções ou obstruções, e a realização deste exame determina o que está causando a obstrução e em que região das vias lacrimais ela está localizada, para que o oftalmologista siga a conduta mais adequada para esta situação.

Nos procedimentos de adaptação de lentes de contato, o médico oftalmologista pode solicitar uma avaliação das vias lacrimais, assim como da película lacrimal, para verificar se você possui tendência a ter olhos secos, e então receitar os tipos de lentes e colírios que ajudarão a manter a lubrificação adequada dos seus olhos.

Outras orientações relacionadas à adaptação das lentes de contato

O médico oftalmologista também pode lhe orientar em relação aos procedimentos corretos para colocar e retirar as lentes de contato, e como deve ser feita a higiene das lentes para evitar a contaminação por fungos e bactérias.

É muito importante que você saia do consultório sem nenhuma dúvida. Mas um pouco de insegurança nas primeiras vezes que realizar todos esses procedimentos é normal. Em poucos dias você já estará manuseando as suas lentes de contato com facilidade.

Existem diversos tipos de lentes de contato, com variados materiais e funções, adequados à correção dos principais problemas de visão. É certo que você vai encontrar as lentes de contato que se ajustam ao seu estilo de vida e, principalmente, corrigem perfeitamente o erro refrativo em seus olhos.

Mas esses procedimentos de adaptação das lentes de contato, assim como o acompanhamento efetivo do médico oftalmologista são fatores indispensáveis para que elas corrijam o seu problema de visão, com todo conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *